Segundo o proprio Pedro Não.
Não e não! O próprio Pedro disse que foi apenas um entre muitos outros presbíteros 1Pe 5:1. Pedro disse que Jesus é a rocha At 4:11. Pedro foi duramente repreendido por Paulo diante de várias pessoas, o que é impossível ocorrer ao papa Gl 2:14. Pedro era casado. Pedro não foi cumprimentado por Paulo na carta aos romanos; o que significa que nem em Roma ele estava. Se fosse Pedro o papa, ele deveria ser o primeiro a ser cumprimentado Rm 16:3-16. Tiago deu a palavra final no concílio de Jerusalém At 15:19;se fosse Pedro o papa deveria ter sido ele.
Pedro nunca foi papa......Raciocinando Biblicamente !!!
1º - A própria igreja católica, com seu celibato, não tinha homens casados no clero, porém, Pedro era casado, pois a bíblia relata a cura da "sogra" de Pedro(Lucas 4:38-39).
2º - Quando Jesus diz a Pedro :"tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei à minha igreja"....Pedro, é do grego "petrus πετρος" que significa "pedra pequena,......"essa pedra", é do grego "petras", que significa : rocha, alicerce.
3º - A afirmação que Jesus fez no texto de Mateus 16:16-18, sobre Pedro, é que a verdade dita por Pedro: "Tu és o Cristo..", essa era o alicerce(essa pedra)......Jesus edificaria sua igreja sobre a verdade dita por Pedro.
4º - Lembre-se que a Bíblia tem versão em português, porém, foi escrita em hebraico, grego e aramaico.......portanto, quando se tem alguma dúvida sobre alguma palavra, deve-se buscar o sentido real nos idiomas de origem da escrita, e no caso do N.T, é o grego e o aramaico.....porém, nessa passagem de Mateus, é o grego.
Pedro, em lugar algum, clama para si mesmo supremacia sobre os outros apóstolos. Em nenhum lugar, dentre o que escreveu (I e II Pedro), o Apóstolo Pedro chama para si qualquer papel especial, autoridade ou poder sobre a igreja. Em nenhum lugar dizem as Escrituras que Pedro, ou qualquer outro apóstolo, afirma que sua autoridade apostólica seria passada a seus sucessores. Sim, o Apóstolo Pedro tinha um papel de liderança entre os discípulos. Sim, Pedro tinha papel crucial na primeira expansão do Evangelho (Atos capítulos 1-10). Sim, Pedro era a “rocha” que Cristo previu que seria (Mateus 16:18). Entretanto, estas verdades sobre Pedro, de forma alguma, dão apoio ao conceito de que Pedro foi o primeiro papa, ou que ele era o “líder supremo” sobre os apóstolos, ou que sua autoridade seria passada aos Bispos de Roma. O próprio Pedro nos mostra o verdadeiro Pastor e Bispo da igreja, o Senhor Jesus Cristo (I Pedro 2:25).
Nenhum comentário:
Postar um comentário